A coloproctologia é uma especialidade médica que trata questões do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. São profissionais direcionados a problemas relacionados ao intestino, mas que também estão habilitados para realizarem cirurgias anais e intestinais.
Através de consultas, exames clínicos, laborais e de imagem, o profissional busca oferecer o melhor tratamento e que seja menos invasivo para o paciente.
As doenças intestinais podem ser silenciosas e se não identificadas precocemente podem causar problemas. Por isso, é importante realizar o acompanhamento após os 50 anos e em casos que o paciente tenha histórico familiar de doenças intestinais, a prevenção deve ser iniciada aos 40 anos. Fique atento também a qualquer mudança gastrointestinal e sinais como diarréias, dores abdominais, sangramentos, etc.
O coloproctologista trata doenças como: doença de Crohn, retocolite ulcerativa, câncer de reto e intestino, infecções, tumores benignos do reto, ânus e intestino, síndrome do intestino irritável, diarreias crônicas, constipação intestinal, abscessos anais, hemorróidas, incontinência anal, fístulas anorretais, pólipos intestinais, fissuras anais e DSTs, como sífilis e condilomas.
Caso o paciente apresente dificuldade de evacuar, tenha cólica abdominal, sangramento anal, diarréia crônica, dor ao evacuar, diarréia crônica ou prisão de ventre, ou apresente histórico familiar de câncer de intestino, é necessário agendar uma consulta com um profissional de coloproctologia.
Para pacientes que estejam em algum grupo de risco ou que tenham histórico familiar de câncer de intestino, é importante começar a prevenção a partir dos 40 anos e realizar o acompanhamento adequado com o profissional.
Rua Floriano Peixoto, 672.
2º, 3º e 4º andares. Centro.
Juiz de Fora - MG | 36013-080