A cirurgia do aparelho digestivo é um procedimento indicado quando as medicações e mudanças de estilo de vida não funcionam mais para aquele paciente.
Essa especialidade médica trata doenças malignas e benignas que atingem o trato gastrointestinal, que abrange esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino delgado e intestino grosso, além do cólon, reto e ânus.
Devido a grande quantidade de órgãos, pode ser preciso a parceria de um especialista em cirurgia geral, para que seja possível oferecer o melhor tratamento para o paciente.
A cirurgia geral é uma especialidade médica complexa, que abrange cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia do trauma, envolvendo diversos procedimentos diferentes.
Essa especialidade permite que a cirurgia seja feita de duas maneiras: através de cortes mais profundos ou por videolaparoscopia, em que são feitas pequenas incisões e inseridos equipamentos com câmeras nas extremidades que permitem o cirurgião visualizar a região interna que será operada.
Quando os sintomas indicam que algo não vai bem e as medicações já não fazem mais efeito, pode ser uma indicação. Mas, o médico gastroenterologista deve fazer a indicação caso haja necessidade de intervenção cirúrgica para o paciente.
Rua Floriano Peixoto, 672.
2º, 3º e 4º andares. Centro.
Juiz de Fora - MG | 36013-080